“Ainda Estou Aqui” vence o Oscar de Melhor Filme Internacional
Produção leva a estatueta na premiação deste domingo

O filme Ainda Estou Aqui foi o grande vencedor do Oscar de Melhor Filme Internacional na cerimônia realizada neste domingo (2). A produção superou concorrentes de peso, como A Garota da Agulha, Emilia Pérez, A Semente do Fruto Sagrado e Flow, garantindo o prestigiado prêmio da Academia.
Brasil e sua história no Oscar
Embora Ainda Estou Aqui tenha conquistado a estatueta agora, o Brasil já esteve indiretamente ligado a essa categoria no passado. Em 1960, Orfeu Negro (1959), filme ambientado no Rio de Janeiro e falado em português, venceu o prêmio — que, na época, era chamado de Melhor Filme Estrangeiro. No entanto, a vitória foi contabilizada para a França, já que a produção era do país europeu.
A trilha sonora de Orfeu Negro, assinada por nomes como Vinícius de Moraes e Luiz Bonfá, foi um dos destaques da obra, que até hoje é lembrada como um marco no cinema mundial.
Reconhecimento internacional
A vitória de Ainda Estou Aqui reforça a força do cinema internacional e a importância de narrativas diversas no Oscar. Com esse prêmio, a produção entra para o seleto grupo de filmes que conquistaram reconhecimento global e ampliam a representatividade de suas culturas na indústria cinematográfica.
Tags: Oscar 2024, Melhor Filme Internacional, Ainda Estou Aqui, cinema mundial, premiação, Orfeu Negro