Golpe nos velhinhos: PF mira líder de esquema em Caraguatatuba
Operação no bairro Golfinhos investiga fraude contra pensionistas com redirecionamento de benefícios e uso de laranjas

Uma operação da Polícia Federal movimentou o bairro Golfinhos, em Caraguatatuba, nesta terça-feira (13). O alvo: um velho conhecido da polícia, suspeito de comandar um esquema de fraudes bancárias contra aposentados e pensionistas. A casa do suspeito foi vasculhada por agentes federais, que encontraram provas materiais das fraudes, como documentos falsificados e eletrônicos.
De acordo com a PF, o golpe era sofisticado: os criminosos abriam contas na Caixa Econômica Federal em cidades diferentes daquelas onde moravam as vítimas. Assim, conseguiam alterar o destino dos benefícios previdenciários para suas próprias contas fraudulentas. Depois, realizavam empréstimos consignados e usavam os valores até o limite.
O dinheiro era transferido por PIX para contas de “laranjas”, que faziam o repasse ao líder do grupo em troca de uma comissão. A quadrilha também fazia uso de cheques azuis e crédito rotativo no nome das vítimas.
Apesar do mandado de busca e apreensão, o suspeito principal não foi encontrado em casa. A PF segue na investigação e deve pedir novas medidas judiciais. Os envolvidos serão indiciados por estelionato qualificado e associação criminosa.
Fonte: Polícia Federal
Imagem: Divulgação/PF