Ações Inclusivas e Saúde Mental no Janeiro Branco em São Sebastião
Vivências na Praia Acessível Envolvem Idosos e Pessoas com Deficiência

As secretarias da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi) e da Saúde (Sesau) de São Sebastião promoverão nos dias 27 e 30 de janeiro diversas atividades na Praia Acessível, como parte da campanha Janeiro Branco. O objetivo é conscientizar sobre a importância do autocuidado e da convivência social na prevenção de problemas de saúde mental.
Atividades para Idosos
Na segunda-feira, dia 27, o grupo atendido será composto por idosos que participam das atividades da Sepedi e de instituições como CCTI Pontal da Cruz, CCTI Polvo, Lar Harmonia e Lar Vicentino. A partir das 9h, os participantes desfrutarão de um dia diferenciado com aulão de funcional adaptado, alongamento, canoa havaiana, caiaque e outras atividades ao ar livre.
Atividades para Pessoas com Deficiência

Na quinta-feira, dia 30, a partir das 9h, a programação atenderá os usuários do Centro de Atenção Psicossocial (Caps I) e pessoas com deficiência de diferentes serviços. As atividades, oferecidas pela Secretaria de Esportes, proporcionarão momentos de lazer e integração social.
Importância das Atividades
Juliana Coelho, secretária da Sepedi, ressalta que a ação visa trazer visibilidade à campanha Janeiro Branco e enfatizar a importância do contato com a natureza e do convívio social para a saúde mental. “Nesta ação, pretendemos promover a prática de atividades físicas ao ar livre e em coletivo, potencializando o bem-estar físico e emocional”, destaca Juliana.
Ela acrescenta que esta é uma ação de boas-vindas para iniciar os projetos e atividades da Sepedi, lembrando que a saúde mental também se faz com prevenção. “Não se trata apenas de tratamento, mas de estimular atividades que promovam a saúde”, conclui.
Serviço
Vivência Praia Acessível ‘Janeiro Branco’
- Data: 27 e 30 de janeiro
- Horário: 9h
- Local: Balneário dos Trabalhadores – Praia Grande
- Público-alvo: Idosos e pessoas com deficiência
Fonte: Secretaria da Pessoa com Deficiência e do Idoso (Sepedi), Secretaria da Saúde (Sesau).
Tags: Janeiro Branco, Saúde Mental, Praia Acessível, Inclusão Social, Bem-estar.