Oropouche: Vírus transmitido por mosquito faz primeira vítima em Ubatuba
Caso confirmado liga alerta para o avanço da doença no litoral; sintomas se assemelham aos da dengue

A febre Oropouche chegou oficialmente a Ubatuba. A Prefeitura confirmou nesta quarta-feira (14) o primeiro caso da doença, que é causada por um vírus transmitido pelo mosquito maruim (ou mosquito-pólvora). O paciente vive em uma área de mata densa na zona norte da cidade.
Com sintomas parecidos aos da dengue e chikungunya, como febre, dores no corpo e diarreia, a doença já se espalha para outras regiões do estado de São Paulo. Segundo o Ministério da Saúde, seis casos foram notificados neste ano no Vale do Paraíba e na região bragantina.
O caso de Ubatuba coloca o litoral norte no mapa de vigilância para arboviroses emergentes. O Ministério da Saúde alerta que, apesar de ser pouco conhecida, a febre pode ter complicações neurológicas, embora raras.
A Vigilância Epidemiológica do município orienta que qualquer sintoma deve ser relatado à Unidade de Saúde mais próxima. Como não há vacina ou tratamento específico, a prevenção é o melhor caminho: uso de repelente, roupas compridas e eliminação de criadouros são fundamentais.
[Fonte: Prefeitura de Ubatuba / Ministério da Saúde]
Imagem: Mosquito Culicoides paraensis (ilustração)