Homem é Preso em Ilhabela Após Agredir Gato e Causar sua Morte Durante Operação Verão

Em uma ação rápida da Polícia Militar Ambiental, um homem foi preso em Ilhabela após ser denunciado por maus-tratos a um gato. O caso, que ganhou destaque nas redes sociais, ocorreu na manhã do dia 03 de fevereiro de 2025, no bairro do Bixiga.
Denúncia e Ação da Polícia Militar Ambiental
A denúncia de maus-tratos a um gato foi realizada por meio das redes sociais, o que levou uma equipe do Grupamento Tático da 3ª Companhia do 3º Batalhão de Polícia Militar Ambiental a realizar patrulhamento na área. Ao localizar a residência mencionada, os policiais foram informados por uma testemunha que no dia anterior, o suspeito havia agredido um gato com pauladas e o jogado de cima de um muro.
Versão do Suspeito e Ações da Polícia
O suspeito, ao ser abordado pelos policiais, confessou a agressão, alegando que a ação foi uma tentativa de afastar o animal de suas aves. Segundo o homem, ao tentar espantar o gato com uma vassoura, acabou atingindo-o acidentalmente e o animal caiu em um buraco entre o muro e a casa. O suspeito também afirmou ter tentado socorrer o gato, mas foi ameaçado por populares.
Laudo Veterinário e Consequências Legais

Infelizmente, o laudo veterinário confirmou que o gato sofreu politraumatismos severos, levando à necessidade de eutanásia. Diante disso, o delegado de plantão determinou que o suspeito e a testemunha fossem apresentados na Delegacia de Polícia Judiciária de Ilhabela. O responsável foi indiciado pelo artigo 32 da Lei 9.605/98, que trata de crimes contra a fauna, e foi liberado após o cumprimento das formalidades legais.
Além das medidas penais, a Polícia Ambiental aplicou uma multa de R$ 6.000,00, com agravante pela morte do animal, conforme o artigo 29 da Resolução SIMA 005/21.
Denúncias e Ações de Prevenção
O caso serve como um alerta para a importância das denúncias contra maus-tratos aos animais. A população pode realizar denúncias pelo telefone 190 ou pelo e-mail 3bpamb3ciaservdia@policiamilitar.sp.gov.br, garantindo que situações como essa não passem despercebidas.
Fonte: PMESP -Policia Militar Ambiental de Caraguatatuba
Tags: Ilhabela, Operação Verão, maus-tratos a animais, Polícia Militar Ambiental, gato agredido, denúncia