04/04/2025

Rock News Litoral 98.5FM

O Rock Nunca Morre

Fiscalização continua no Massaguaçu para identificar despejo irregular de esgoto

Fiscalização segue no Massaguaçu! Imóveis sem ligação à rede de esgoto estão sendo notificados e podem ser multados. Confira os detalhes da operação!

Imóveis com fossas sépticas estão sendo vistoriados para garantir regularização

Fiscalização continua no Massaguaçu para identificar despejo irregular de esgoto

As investigações sobre o despejo irregular de esgoto no bairro Massaguaçu, em Caraguatatuba, seguem com a identificação de imóveis com fossas sépticas, a fim de verificar se estão regularizadas.

Na segunda-feira (17), técnicos das Secretarias de Meio Ambiente, Agricultura e Pesca e Urbanismo percorreram ruas sem conexão com a rede da Sabesp e outras que possuem rede coletora, mas onde os imóveis ainda não estão ligados regularmente.

Os fiscais estiveram em trechos como a Rua Otávio Luiz Soares, na esquina com a Rua Maestro Heitor de Carvalho, e outras vias do entorno.

Medidas e penalidades

Fiscalização continua no Massaguaçu para identificar despejo irregular de esgoto

Imóveis sem ligação à rede de esgoto ou com fossas sépticas irregulares estão sendo notificados conforme o Código de Posturas do município (Lei Nº 1.144/80) e a Lei Complementar Nº 127/23. Os moradores recebem orientações sobre como regularizar a situação.

A Secretaria de Urbanismo notificou 23 imóveis em janeiro e determinou um prazo de 30 dias para que os responsáveis realizassem a conexão à rede. Caso contrário, os proprietários estão sujeitos a multas de R$ 1.539,20 (320 VRMs).

Além disso, quem for flagrado lançando esgoto ou águas servidas em vias públicas ou valas de drenagem pode receber uma multa de R$ 2.645,50 (550 VRMs).

A origem da investigação

A operação começou após relatos de moradores, que denunciaram mau cheiro nas águas do córrego entre as avenidas Regina Margarete Passos e Maria de Lourdes da Silva Kfouri.

Durante as fiscalizações, foram detectadas ligações clandestinas de esgoto, incluindo áreas de núcleos urbanos informais, que agravam o saneamento na região.

Com o apoio da Sabesp, os fiscais estão identificando imóveis irregulares e notificando os responsáveis. A ação conta ainda com a parceria da Associação de Moradores do Massaguaçu (AMBMar), presidida por Denny Barbosa, que acompanha as ações e encaminha informações sobre áreas com problemas de saneamento.

Fonte: Prefeitura de Caraguatatuba – Imagens: Reprodução

Tags: Caraguatatuba, Massaguaçu, esgoto, fiscalização, Sabesp, saneamento, Prefeitura de Caraguatatuba

Please follow and like us:
Pin Share

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Rock News Litoral Copyright © All rights reserved. - Criado Por Studio RS Ilhabela | Newsphere by AF themes.